"SEJAM BEM VINDOS AO MEU BLOG."

Atenção!!!
Todas as matérias publicadas neste Blog são angariadas de fontes da internet, cujo os respectivos links estão contidos no título de cada postagem.


PREVISÃO DO TEMPO

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

'Ideia é ter negócios, não trabalho', diz jovem que investe em previdência

Publicitário de 28 anos deixa 30% do salário todo mês em investimentos.
Ele abriu empresa há cinco anos e pensa em trabalhar menos no futuro.

Fernanda Brescia Do G1 MG
Aposentadoria (Foto: Arte/G1)
O publicitário e programador Fernando Juste tem 28 anos e aplica 30% do salário em plano de previdência privada, seguro de vida e INSS. O jovem empresário, que mora em Belo Horizonte e é sócio de uma agência voltada para comércio na internet, pretende ter negócios diversificados quando se aposentar. “A ideia, no futuro, é que a gente possa ter negócios, e não trabalho; e que eu possa fazer investimentos e que este dinheiro gere dinheiro, mas sem precisar trabalhar”, disse. Apesar da certeza da diversificação, ele ainda não sabe em que ramo vai investir.
Juste diz que aprendeu a poupar com os pais. “Desde que nasci, escuto meus pais falando que mais importante do que o que se ganha é o que se gasta”, disse. Segundo ele, outra lição da família é a diversidade de investimentos por questões de segurança. “Você não pode colocar todos os ovos na mesma cesta”, afirmou.
O investidor contou que ele e a mulher sempre abrem mão de viajar para ter uma vida mais confortável e menos corrida daqui a alguns anos. Ele disse que atua no setor que mais gosta, mas que, a longo prazo, deseja ampliar os horizontes. “Posso abrir outra empresa, mas que não demande tanta presença”, completou.
Juste abriu o primeiro negócio aos 19 anos, mas, segundo ele, não deu certo por causa da inexperiência que tinha na época. “Comecei bem novo. O mercado não está pra brincadeira”, disse. O fim da primeira empresa não foi totalmente ruim para ele, que recebeu uma proposta de emprego e se mudou para São Paulo, onde morou durante seis meses. “Já voltei pra BH pensando em abrir outro negócio. A gente aprende com os erros”, disse.
O programador contou que, após abrir a agência em 2006, ficou mais consciente e deixou de gastar com supérfluos. “Investir é uma segurança. [Ao abrir uma empresa] a gente passa a contar só com a gente mesmo e tem que ter um dinheiro guardado. INSS não é um negócio interessante”.
O casal ainda não pensa em ter filhos e, atualmente, guarda dinheiro para mobiliar o apartamento recém-comprado. Segundo o publicitário, ele não tem dificuldades para evitar gastos, mas a esposa, sim. “Ela é mais gastadora. Mas conversando a gente se entende”, disse.
Juste diz que ele e a mulher pagam todo mês a previdência social, mas por obrigação por causa da empresa. Para o empresário, não vale a pena investir só na previdência do governo. “É muito inseguro você ficar tantos anos pagando sem saber se vai poder usar, ou se a regra vai mudar”, disse. “A gente vê que é necessária uma reforma no sistema da previdência que não é feita”, concluiu.
Palavra do especialista
Para o planejador financeiro Rafael do Couto, o publicitário Fernando Juste “é um exemplo a ser seguido”. Segundo o especialista, o empresário é sensato, pois se preocupa com o futuro mesmo tendo uma situação financeira estável atualmente. “Ele é um manual de instruções, que não deixa de consumir, nem gastar, mas que pensa que um dia pode precisar dessas reservas. Este perfil é o ideal. Ele construiu um negócio, comprou bens e pensa em crescer”, disse.
De acordo com o especialista, qualquer poupança a longo prazo, seja previdência privada ou outra forma de acumulação, oferece resultados positivos para o investidor que segue um planejamento rigoroso. “Para quem está na atividade empresarial, ter um programa de acumulação de reservas é importantíssimo por dois critérios: o primeiro é que a pessoa tem uma capacidade maior de atravessar crises (...) E se a pessoa tem um negócio e tem interesse em outros, com uma reserva, ela tem uma margem maior para decidir o momento adequado de investir e pode aproveitar mais oportunidades”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Compartilhe