(FOTOS): CINCO JOVENS MORTOS EM ACIDENTE NA BAHIA MORRERAM AFOGADOS, DIZ LAUDO.
O laudo que investiga o acidente que vitimou cinco universitários do Espírito Santo na Bahia deverá ser concluído em até 30 dias, mas o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas afirma que quatro dos cinco jovens morreram afogados no Rio Mucuri, local onde foi encontrado o carro, já constatado pela necropsia. De acordo com o DPT, a quinta vítima teria sido arremessada para a área externa antes de o veículo cair no rio, depois de ter tido o cinto de segurança rompido.
A perícia ainda está na fase inicial e, por isso, não pode afirmar se houve falha do equipamento. Assim como o cinto, o motor e a bateria também foram desprendidos. A constatação de que os jovens morreram afogados se deve ao fato de que o carro foi encontrado virado para baixo dentro do rio.
A Fiat, fabricante do Punto, carro em que os jovens viajavam, foi procurada pelo G1 e apura a situação. De acordo com perito Pablo Bonjardim, um dos quatro agentes que participam das investigações do caso e que presta as informações sobre o laudo, todos usavam cinto de segurança na ocasião do acidente.
Até o momento, no entanto, o perito ressalva que não há como comprovar definitivamente todas as informações. "Não há nada comprovado ainda porque a perícia tem prazo de 30 dias para estudar o caso e chegar a cálculos os mais precisos possíveis.
No entanto, pelos cálculos que já realizamos e pelas informações trocadas com todos os órgãos envolvidos no acidente, entre eles polícias, bombeiros e perícia, nós, a princípio, descartamos a possibilidade de crime, trabalhamos com a hipótese de acidente e agora vamos procurar indícios de possíveis falhas de equipamentos, problemas na pista ou falha humana', afirma o perito.
Morreram na batida André Galão, 28 anos, e Marlonn Amaral, 21 anos, Izadora Ribeiro, 21 anos, Rosaflor Oliveira, 24 anos, e Amanda Oliveira, 24 anos. Eles saíram de São Mateus, Norte do Espírito Santo, na sexta-feira (20), e seguiam para Prado, na Bahia, para o aniversário da mãe de Izadora, e não deram mais notícias.
O acidente, como tem sido investigado, ocorreu no km 947,3 da BR-101, trecho próximo à cidade de Mucuri, extremo sul da Bahia. De acordo com o inspetor-chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da cidade de Texeira de Freitas, Liomário dos Santos Filho, a presença de defensa (conhecida como "guardrail") na curva poderia ter ajudado a evitar a morte dos cinco jovens universitários.
"A defensa dá segurança maior para evitar que veículos caiam em despenhadeiros, que seja projetado para fora da pista. Se tivesse, é possível que eles tivessem capotado na pista e alguém teria visto. O veículo poderia ter ficado na pista, alguém avisaria. Não vi o laudo pericial, mas acredita-se que as mortes tenham sido por afogamento", diz.
O inspetor acrescenta que, apesar da falha na rodovia, cuja responsabilidade é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), a principal causa apontada para o acidente é a possível alta velocidade mantida no veículo. "Para nós, o fato que contribui é a velocidade. Pela circunstância, danos ao veículo, acredito que estavam a mais de 100 km/h", avalia.
Ainda segundo o inspetor, apesar da região da rodovia ser marcada por desníveis na pista, a característica não é predominante no trecho exato do acidente. O DNIT informou aoG1 que está avaliando, durante esta quinta, se no local do acidente deveria existir a defensa e, caso confirmada a falta, os motivos do problema.
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Fonte: G1/R7/Cabuloso
CAMOCIM POLÍCIA 24hs
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