O juiz Aldo Albuquerque, da 7ª Vara
Cível de Aracaju (SE), proibiu a publicação e comercialização do livro
“Lampião – o Mata Sete” de autoria do juiz aposentado Pedro de Morais. A
ação judicial foi movida pela família do “rei do cangaço”, que se
sentiu ofendida porque, em um dos capítulos, ele é apontado como
homossexual e sua companheira Maria Bonita, como adúltera.No
livro, o autor afirma que o Virgulino Ferreira, o Lampião, mantinha
uma relação homoafetiva com um cangaceiro chamado Luiz Pedro, que
também seria namorado de Maria Déia, a Maria Bonita, o que formaria
triângulo amoroso.
Ainda no livro, o autor questiona a
paternidade de Lampião em relação à única filha do casal, Expedita
Ferreira Nunes, 79 anos. Segundo a obra, Lampião teria sido atingido
por um tiro na genitália em 1922, o que lhe teria incapacitado de
procriação.
A decisão judicial foi expedida ontem (24), momentos antes do lançamento do livro, que ocorreria em uma livraria de Aracaju. Assim, o autor está proibido de divulgar e comercializar o livro em qualquer parte do país. Pedro Morais poderá apenas se defender quanto ao conteúdo da obra.
A decisão judicial foi expedida ontem (24), momentos antes do lançamento do livro, que ocorreria em uma livraria de Aracaju. Assim, o autor está proibido de divulgar e comercializar o livro em qualquer parte do país. Pedro Morais poderá apenas se defender quanto ao conteúdo da obra.
CAPA DO LIVRO |
Pedro
de Morais informou que recorrerá da decisão e afirma que lançará o
livro na próxima semana na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
em Aracaju. “Eu estudo sobre Lampião há muitos anos. Juntando artigos,
revistas... Não tenho nada contra a homossexualidade, eu citei como um
fato histórico”, justificou o autor.
“Essa teoria [homossexualidade] já existe há mais de 40 anos. Ex-cangaceiros e remanescentes do cangaço sempre confirmaram isso. Não sou eu o criador desse detalhe”, reforçou o autor, lembrando que o antrópologo e historiador Luiz Mott já teria levantando essa tese. "Quero lembrar que a possível homoafetividade de Lampião não é o tema central do livro".
O autor frisou que a visão “romântica” em relação a Maria Bonita foi criada pela literatura de cordel. “Não existia no cangaço, não. Ela era uma mulher pirracenta, inclusive com o próprio Lampião”, diz.
De acordo com Morais, a cangaceira era casada com um sapateiro e o deixou para seguir junto com Luiz Pedro, que como companheiro de Lampião teria convencido o rei do cangaço a aceitar uma mulher no bando, inaceitável antes da chegada de Maria Bonita.
Na opinião de Pedro de Morais, não existem motivos para endeusar ou mitificar Lampião. “Nenhuma virtude eu encontrei no bandido em qualquer ato seu”, afirmou.
“Essa teoria [homossexualidade] já existe há mais de 40 anos. Ex-cangaceiros e remanescentes do cangaço sempre confirmaram isso. Não sou eu o criador desse detalhe”, reforçou o autor, lembrando que o antrópologo e historiador Luiz Mott já teria levantando essa tese. "Quero lembrar que a possível homoafetividade de Lampião não é o tema central do livro".
O autor frisou que a visão “romântica” em relação a Maria Bonita foi criada pela literatura de cordel. “Não existia no cangaço, não. Ela era uma mulher pirracenta, inclusive com o próprio Lampião”, diz.
De acordo com Morais, a cangaceira era casada com um sapateiro e o deixou para seguir junto com Luiz Pedro, que como companheiro de Lampião teria convencido o rei do cangaço a aceitar uma mulher no bando, inaceitável antes da chegada de Maria Bonita.
Na opinião de Pedro de Morais, não existem motivos para endeusar ou mitificar Lampião. “Nenhuma virtude eu encontrei no bandido em qualquer ato seu”, afirmou.
Fonte: UOL
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