"SEJAM BEM VINDOS AO MEU BLOG."

Atenção!!!
Todas as matérias publicadas neste Blog são angariadas de fontes da internet, cujo os respectivos links estão contidos no título de cada postagem.


PREVISÃO DO TEMPO

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Arma inteligente reconhecerá seu dono


Pensando no aumento da segurança, estudante criou projeto para nova arma de fogo, que só poderá ser ativada por seu proprietário. A principal novidade, no entanto, consiste em como isso será feito
Pesquisadores que se transformam em cobaia, para validar experiências, não é novidade no mundo científico. Basta lembrar o caso do médico britânico, Edward Jenner, que se contaminou com varíola para testar a eficácia da vacina que produziu contra a doença.
Em menores proporções, o pós-doutorando do Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética (CIERMag), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e docente do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC/USP), Mário Gazziro, incorporou o papel de pesquisador e de "pesquisado", com o intuito de legitimar uma experiência que, se integralmente bem-sucedida, poderá diminuir expressivamente os números da violência no Brasil e no mundo. 

Em agosto do ano passado, Mário implantou um pequeno chip em sua mão esquerda, com a ideia de criar uma maneira mais eficiente e, principalmente, segura, para utilização de uma arma de fogo. "A inspiração veio do filme de ficção científica, 'Distrito 9', onde alienígenas invadiam a Terra e suas armas não funcionavam nas mãos dos humanos. A trama central do filme era descobrir uma maneira dos humanos poderem utilizar essas armas", conta. 

O projeto para criar a chamada "arma eletrônica" tomou forma quando Mário passou a trabalhar em uma empresa de consultoria que fabricava chips para animais silvestres. Já decidido a se tornar o próprio experimento, ganhou o menor chip que a empresa revendia (9mm por 1,2mm) e realizou o implante, com a ajuda de uma médica. "O chip vem dentro de um vidro revestido por um material chamado 'parylene C', não rejeitado pelo organismo de animais e humanos. O local do implante foi escolhido, já se pensando em sua viabilidade para a arma eletrônica", conta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Compartilhe