"SEJAM BEM VINDOS AO MEU BLOG."

Atenção!!!
Todas as matérias publicadas neste Blog são angariadas de fontes da internet, cujo os respectivos links estão contidos no título de cada postagem.


PREVISÃO DO TEMPO

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Após pane em aeronave, piloto desvia de escola e centro de saúde para pousar em terreno

Dos quatro ocupantes, incluindo o piloto, apenas um foi levado para o Hospital Felício Rocho, com ferimentos leves


AMADEU BARBOSA
ACIDENTE HELICOPTERO
Nos arredores do terreno onde o piloto pousou, estão uma escola e um centro de saúde


Centro de saúde, escola municipal, maternal, paróquia, entre vários pequenos comércios. Essa era a visão de Marcelo Boarini Bojikian, 39 anos, a cerca de 160 metros de altura (500 pés) quando o helicóptero que pilotava apresentou pane.

"Tive aproximadamente 1 segundo e meio para ativar o procedimento de emergência antes que o motor travasse", afirmou o heroi do dia pouco depois de pousar em um terreno onde uma quadra de tênis está sendo construída, no Bairro Havaí, Região Oeste de Belo Horizonte, nesta terça-feira (2).

Bojikian planejava levar os empresários Mario José Júnior de Camargos, 31 anos, Eduardo Guilherme Moreira Pacheco Lima, 30, e Felipe Isaac Souza, 26, a Passa Tempo, cidade do Centro-Oeste de Minas. Antes, faria um sobrevoo em Oliveira, na mesma região.

A aeronave apresentou problemas aproximadamente dois minutos após sair da empresa de serviços aéreos AVE, do Grupo Viganó e Viganó, na Raja Gabaglia, na Região Sul de BH. "O motor deu pane completamente. Fiz uma manobra chamada auto rotação (veja abaixo) e rapidamente visualizei o terreno para pousar", relembrou Bojikian.

Piloto há 19 anos, ele controlou a aeronave por cerca de 1,5 quilômetro, passou por cima de uma escola e de um posto de saúde antes de pousar com segurança. Tudo isso em 30 segundos. "O trem de pouso e o esqui ficaram destruídos. Apesar de aparentemente intacto, o helicóptero teve a estrutura danificada", avaliou.

O piloto acredita que a aeronave Bell Jet Ranger, de 1992, PT-HCZ, esteja avaliada em R$ 1 milhão. Após perícia de uma equipe da Infraero, o helicóptero foi levado ao pátio da empresa.

Susto

Dos três passageiros, apenas Mario José Camargos teve ferimentos. "Ele teve dores nas costas e o levamos ao Hospital Felício Rocho por precaução", disse o tenente-coronel Marcelo Tadeu, do Comando Operacional do Corpo de Bombeiros.

01_helicoptero pouso forcado_de cima_GABRIEL PASCOAL
Helicóptero fez pouso forçado numa área entre os bairros Estrela Dalva e Havaí (Foto: Gabriel Pascoal)

Os 20 bombeiros precisaram jogar água e espuma para afastar o risco de explosão. "O combustível do helicóptero, querosene, é altamente inflamável", disse o comandante. A aeronave, segundo o piloto, estava com 80% de combustível, o que significa cerca de 300 litros de querosene.

O pouso forçado poderia ter se transformado em tragédia. O terreno estava cercado de construções: a Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros, o Centro de Saúde Estrela Dalva, e a Paróquia Santa Maria Estrela da Manhã, entre outros. A poucos metros, o Conjunto Estrela Dalva.

Eufóricos, os alunos da escola municipal não acreditavam no que tinham visto no segundo dia de aulas após as férias. "Eu estava jogando bola e vi o helicóptero. Teve muita gritaria e eu tive certeza que ele havia caído", relembra Davi de Oliveira, 12, estudante da 5ª série. No turno da manhã estudam cerca de 800 alunos.

02_Marcelo Buarini_GABRIEL PASCOAL
O piloto Marcelo Bojikian identificou a pane no motor minutos depois de decolar (Foto: Gabriel Pascoal)

Ao lado do colégio, as funcionárias do centro de saúde comemoravam a habilidade do piloto. "Ele foi um heroi. Aqui estava cheio, com 60 pessoas. O helicóptero chegou a balançar os vidros", disse Paula Cotes, 26. Algumas enfermeiras revelaram ainda que estão cogitando fazer alguma homenagem a Bojikian.

ACIDENTE HELICÓPTERO
No helicóptero havia quatro ocupantes, sendo que um ficou ferido levemente (Foto: Cristiano Couto)


O piloto Douglas Carvalho, 29, endossou os elogios ao colega. "Ele realmente teve muita habilidade. Contou com a sorte para achar um local amplo, mas não faltou destreza", disse.

Auto rotação

Bojikian explicou que a manobra consiste em manter a rotação do motor mesmo após a pane. "Tecnicamente, eu tirei o arrasto da pá para manter o motor principal. Nessas situações, o ideal é ter o vento a favor. Mas, mesmo com o vento contra, consegui controlar e pousar", disse.

Fonte: Hoje em Dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Compartilhe