Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão com a finalidade de achar armas
A Polícia Federal (PF), em parceria com a Polícia Militar, iniciou na manhã desta quinta-feira (16) uma operação na região da comunidade quilombola “Brejo dos Crioulos”, localizada entre os municípios de Varzelândia, Verdelândia e São João da Ponte, todos no Norte de Minas. São oito mandados de busca e apreensão para encontrar armas e munições com supostos pistoleiros que estariam agindo na região a mando de fazendeiros.
A comunidade já foi alvo de pelo menos outras duas operações semelhantes, em 2007 e 2009, com sucesso na recuperação dos materiais procurados pelo agentes.
A região é marcada por constantes e violentos conflitos entre fazendeiros e quilombolas, que se acentuaram a partir de setembro de 3011, segundo indicam investigações da PF. Os embates cresceram após um decreto presidencial reconheceu o território da comunidade, dando ao Incra o poder de desapropriar fazendas.
Toda a situação vem sendo acompanhada pelo Programa de Proteção de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além de outras entidades da sociedade civil.
As pessoas eventualmente encontradas portando armas e/ou munições responderão pelos crimes de porte/posse ilegal de arma de fogo, além de formação de quadrilha, e se condenados podem receber pena de até 07 (sete) anos de reclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO